Características do Haskell incluem o suporte a funções recursivas e tipos de dados, casamento de padrões, list comprehensions, guard statements e avaliação preguiçosa, esta, um elo em comum entre os diversos grupos de desenvolvimento da linguagem.[13] A combinação destas características pode fazer com que a construção de funções que seriam complexas em uma linguagem procedimental de programação tornem-se uma tarefa quase trivial em Haskell. Segundo dados de 2002, é a
linguagem funcional sobre a qual mais pesquisa está sendo realizada. Muitas variantes tem sido desenvolvidas: versões paralelizáveis do MIT e Glasgow, ambas chamadas Parallel Haskell, outras versões paralelas e distribuídas chamadas Distributed Haskell (anteriormente Goffin) e Eden, uma versão chamada Eager Haskell e várias versões orientadas a objetos: Haskell++, O'Haskell e Mondrian.
Uma versão educacional do Haskell chamada Gofer foi desenvolvida por Mark Jones. Ela é oferecida pelo HUGS. Existe também uma versão do Haskell que permite orientação a aspetos (POA), chamada AspectH.
A linguagem de programação Haskell é fundamentada em Lambda Cálculo, que serve como base no desenvolvimento do artigo e apresenta um único tipo, as funções. Haskell apresenta um tipagem forte e estática, onde as expressões são ligadas a um mesmo tipo em tempo de compilação; e apresenta o polimorfismo universal, possui um tipo genérico e a mesma definição é usada para vários tipos.
Hacking, Programação e Tecnologia em Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção , qualquer comentário ofensivo será removido