Bom, antes de tudo você precisa saber disso, quais são os tipos de "hackers", e que tipo você é? como irá usar seu futuro conhecimento?
WhiteHats ( Hackers ): São conhecidos como os hackers do bem, usam seu conhecimento para fins construtivos, criar sistemas,programas e sites, e também corrigir falhas de segurança em tais. Ex: Profissionais de Segurança da Informação, Técnicos de Informática, Peritos Forense, etc.
BlackHats ( Crackers ): BlackHats ou Crackers, são conhecidos como o lado obscuro da tecnologia, muitas vezes possuem um conhecimento muito maior do que o dos WhiteHats. Manipulam seu conhecimento para fins destrutivos, como derrubar sistemas, piratear produtos, invadir bancos de dados, entre outros, sejam para fins lucrativos ou não. Ex: "Bankers", Carders, Pirateadores, etc.
Ciberativista ( Hacktivista ): Os ciberativistas são pessoas que usam a internet para se manifestar contra a mídia e seus governos, geralmente fazem isso expondo dados pessoais dos alvos, invadindo e derrubando sites, entre outros. Os ciberativistas não são um gênero hacker concreto, já que nele podem-se existir WhiteHats e BlackHats trabalhando juntos. Um dos maiores exemplos de hoje em dia são os Anonymous.
Script Kiddle: Geralmente não são considerados hackers, pois não tem conhecimento algum sobre programação, por isso, muitos vezes não entendem o que estão fazendo, pois só sabem copiar o que veem na internet. Os Script Kiddles não são considerados grandes ameaças.
Lammer: São iniciantes no mundo da tecnologia, não sabem ainda absolutamente nada.
Bom agora que você já conhece sobre os tipos de hackers existentes, vamos falar sobre malwares ( globalizados com o termo "vírus ). Malware vem do inglês " Malicious Software ", são programas,arquivos,ou scripts criados por crackers que podem executar uma ação em seu computador sem sua permissão e sem que você saiba.
Exemplos: Vírus, Trojans, Keyloggers, Adwares, Worms, Rootkits estes são os tipos básicos.
Vírus: Vírus são malwares criados a partir de linguagens nativas de um sistema que executam tarefas automaticamente sem permissão do usuário, existem benignos e malignos, sendo a diferença que, os malignos executam tarefas capazes de danificar um sistema ou até roubar informações, enquanto os benignos apenas realizam tarefas. Exemplos de linguagens de sistemas operacionais muito utilizadas para criar vírus são: Arquivos em Lotes ( BAT ), Visual Basic Script ( VBS ), Python , entre outras.
Trojans ( Cavalos de Troia ): são softwares projetados para serem recebidos como “presentes”, um cartão virtual, por exemplo. Porém, além de executar as funções para as quais foram programados, eles executam outras sem o conhecimento do usuário. Trojans geralmente dão acesso remoto do computador da vitima ao atacante.
Keylogger ( Spyware ): Tem como objetivo monitorar todas as teclas pressionadas por uma determinada vitima, podendo assim obter informações cruciais como senhas.
Backdoor: é, na verdade, uma porta de entrada para malwares. “Porta dos fundos” – traduzindo literalmente – são falhas no sistema operacional ou em aplicativos que permitem que crackers tenham controle remoto sobre o equipamento infectado
Adware: normalmente é um aplicativo que exibe ou baixa sem autorização, anúncios na tela do computador. Em muitos casos, esse malware vem incorporado a softwares e serviços, como o MSN Messenger por exemplo. Não causam danos, na maioria das vezes;
Rootkits: é um conjunto de programas que permite que um invasor se esconda e tenha acesso contínuo ao computador infectado. Esses programas, de modo geral, dificultam a localização do invasor, pois o escondem em usuários e backdoors, por exemplo;
Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.
Bom , agora você está ciente sobre alguns tipos de vírus existentes, iremos falar um pouco agora de sistemas operacionais, alguns deles provavelmente você já conhece, e outros nunca ouviu falar.
Microsoft Windows: Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. Entre seus antecessores estão os conhecidos Windows XP, Windows Vista e Windows 7 que são os mais conhecidos, sua versão mais recente é o Windows 10.
Unix: é um sistema operativo (ou sistema operacional) portátil (ou portável), multitarefa e multiutilizador (ou multiusuário) originalmente criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas McIlroy e Peter Weiner, que trabalhavam nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T.
Linux: é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral).
MAC: O Macintosh Operating System (Mac OS) é a denominação de um sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple Inc.. A primeira versão foi lançada em 1984.
Sistemas Operacionais Móveis:
Symbian: é um sistema operacional instalado nos aparelhos da Nokia até 2012. Lançado em 1997, sua versão mais recente é o Symbian^3, apresentado em 2010 no Nokia N8, que ainda recebeu algumas atualizações menores. O sistema foi descontinuado recentemente, tendo como seu último lançamento o Nokia 808 PureView.
Bada: Uma plataforma para smartphones, foi criado em 2010 pela Samsung, o nome significa "Oceano" ou "Mar" traduzindo do coreano. Veio com um propósito básico de não concorrer com as grandes companhias, como a Apple Inc. e a RIM e sim transformar seus consumidores convencionais em usuários de Smartphones de baixo custo, e com isso abrir um novo mercado ainda não explorado.
O Wave II foi lançado com um hardware muito parecido com o seu antecessor, com exceção de a sua tela ser com 3.7 polegadas, contra 3.3 polegadas do antigo modelo e utilizando Super Clear LCD no lugar do Super AMOLED do Wave da primeira geração.
A expectativa da Samsung na época do lançamento do Wave I era de atingir as 10 milhões de vendas até primeira metade do ano do seu lançamento utilizando a plataforma bada. Na MWC (Mobile World Congress) 2011 a versão 2.0 foi apresentada a ultima versão. O Bada 2.0 tem uma maior integração com redes sociais, navegadores, HTML5, multitarefa avançada, e um novo SDK também compatível com Mac e Linux.
IOS: (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.
Android: é o nome do sistema operacional baseado em Linux que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma aliança entre várias empresas, dentre elas a Google.
Ufa... agora que você entendeu sobre tudo isso irei lhe dar algumas dicas finais:
- Não seja preguiçoso, se tornar um bom hacker exige força de vontade nos estudos, se você não está destinado a estudar você leu isso em vão.
- Estude uma coisa de cada vez, estude um assunto de cada vez, ou sua mente irá virar uma bagunça e você não irá aprender nada
- Conheça bem seu sistema operacional, e quando o conhecer por completo, comece a estudar outro
- Leia o tópico O que é Pentest
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção , qualquer comentário ofensivo será removido